Ouça agora na Rádio

Tecnologia

Compartilhe agora

YouTube Shorts ganha 6 novos recursos para concorrer com TikTok

Postado em 02/08/2023 por Sistema Plug

img-page-categoria

Fonte imagem capa:Unsplash/Divulgação

O YouTube anunciou na terça-feira (1º) uma série de novos recursos de criação para o Shorts. Agora será possível criar collabs em vídeos, adicionar caixas de perguntas, abrir lives, criar playlists com Shorts e mais. Confira abaixo as novas ferramentas para criadores de conteúdo.

1. Transformar vídeos horizontais em Shorts

Nas próximas semanas, a plataforma vai testar uma ferramenta que facilita a conversão de vídeos para o formato vertical. Após escolher um conteúdo para remixar, os usuários poderão ajustar o layout, zoom e o recorte, além de utilizar o efeito de tela dividida.


2. Criar caixa de perguntas



Novo sticker permitirá criar caixinhas de perguntas. (Imagem: YouTube/Reprodução)

Outra das novidades para o Shorts é um novo sticker que permite aos criadores fazer caixinhas de perguntas, às quais as respostas aparecerão nos comentários. A empresa declarou que pretende lançar cada vez mais ferramentas desse tipo. Além disso, com a possibilidade de criar Shorts a partir de comentários, é possível agradecer pela interação.


3. Criar Remix com Collab



Ferramenta collab do YouTube Shorts. (Imagem: YouTube/Reprodução)

A ferramenta collab permite gravar um vídeo lado a lado com um Short escolhido. Ela se junta ao recurso de tela verde, que possibilita a gravação com outro vídeo de plano de fundo. Para utilizá-la, basta clicar em "Remix" e depois em "Collab". É possível escolher também o layout da tela dividida.


4. Transmissões ao vivo no feed

O YouTube Shorts está testando também dar mais visibilidade a lives na vertical. A novidade permite que os criadores sejam descobertos no feed do Shorts de forma mais fácil. Assim que alguém acessa a transmissão ao vivo, é movido para o feed de lives — algo que já acontece no TikTok.


5. Usar modelo de efeitos e áudio

Ao visualizar no feed vídeos com efeitos áudios interessantes, os criadores poderão agrupar essas configurações em um novo Shorts. Para isso, basta clicar no botão "Remix" e, em seguida, "Usar áudio". Na tela de edição, o vídeo aparecerá com uma sugestão do mesmo efeito utilizado.


6. Organizar Shorts em playlists

Por fim, agora os Shorts podem ser adicionados a playlists diretamente no YouTube. Criadores que desejam salvar efeitos, por exemplo, podem utilizar esse recurso para revisitar o vídeo depois.